Pedro Rios atua como diretor do Programa de Fronteira EUA/México do American Friends Service Committee e está na equipe do AFSC desde 2003.
Ele supervisiona um programa que documenta abusos por agências de segurança pública, colabora com grupos comunitários, defende mudanças políticas e trabalha com comunidades migrantes para construir liderança coletiva localmente e em toda a região da fronteira.
É membro do comitê de direção e membro do conselho de várias organizações que defendem políticas humanas e dignas para a Fronteira Sul. Entre elas estão a Southern Border Communities Coalition, a Friends of Friendship Park Coalition, a National Network for Immigrant and Refugee Rights e o San Diego Immigrant Rights Consortium.
Pedro é voluntário regularmente na Water Stations, que monta e faz manutenção de estações de água nos desertos do Condado Imperial da Califórnia para evitar mortes de migrantes. Natural de San Diego, Pedro trabalha com direitos de imigrantes e questões de fronteira há mais de 25 anos. Tem mestrado em Estudos Étnicos pela San Francisco State University. Pedro também é fotógrafo e escritor, frequentemente exibindo seu trabalho em publicações locais.