Rua Hygino Muzy Filho, 737, MARÍLIA - SP contato@latinoobservatory.org
IMG-LOGO
Início / Notícias

Notícias

Angela Alvarez

Editores | 20/11/2022 13:15 | PERFIL DA SEMANA
IMG Reprodução Youtube

Maio de 1962 foi um momento chave na vida de Ángela Álvarez. Ela teve que se resignar ao ver seus quatro filhos mais novos partirem de Cuba sozinhos para Miami, depois que um funcionário do aeroporto lhe negou a possibilidade de embarcar no avião.


A família queria fugir da ilha face à deriva comunista que a revolução estava a tomar, mas, em princípio, só os filhos podiam seguir e foram acolhidos pela chamada “Operação Peter Pan”, que permitiu a entrada nos Estados Unidos de milhares de menores desacompanhados provenientes da Ilha.


Angela escapou anos depois para os Estados Unidos, forçada a deixar seu marido e sua amada ilha para trás. Deslocada para uma terra estrangeira e lutando para sobreviver, ela trabalhou longas horas para reconstruir sua vida e recuperar seus filhos.


Quando jovem, em Cuba, na década de 1930, com um dom musical, ela desenvolveu um desejo ardente de se tornar uma compositora e cantora profissional, apenas para ver tudo esmagado pelas visões tradicionais de seu pai. Destemida, Angela continuou escrevendo suas canções, um diário de sua vida rica e tumultuada. O que começou como um sonho, logo se tornou uma forma de enfrentar as intoleráveis tragédias da vida. Infelizmente, uma vez que sua vida se acalmou, Angela enfrentaria a perda prematura de seu marido e da filha para o câncer.


Sua música lamenta a dor da perda com uma intimidade delicada e um desafio ardente, enquanto celebra o amor, a família e as alegrias da vida. Suas canções sinceras e sua voz encantadora permaneceriam para sempre escondidas, mas foram resgatadas pela paixão e determinação de seu neto – o compositor de cinema Carlos José Alvarez, que sentiu a importância de preservar o legado de Angela antes que fosse tarde demais. Inspirado pelo sonho de sua avó de compartilhar sua música com o mundo, Carlos reuniu uma programação de classe mundial de músicos vencedores do Grammy que se reuniram para gravar sua música para todo o mundo ouvir.


Agora em seus 95 anos, Angela Alvarez finalmente realizou uma ambição ao longo da vida.


E não parou por aí, os cineastas Paul Toogood e Lloyd Stanton reconheceram a beleza da história de Angela e de sua música, dirigindo o documentário sobre sua vida incrível, “Miss Angela”.


Enquanto isso, o lendário ator Andy Garcia ficou sabendo de sua música, e não muito depois disso, Angela apareceu no palco com ele, apresentando suas canções para uma casa cheia no histórico teatro Avalon, em Los Angeles.


Após o lançamento de seu álbum e filme, Angela conseguiu o papel de Tia Pili em “Father of the Bride” (2022), estrelado por Andy Garcia e Gloria Estefan, interpretando “Quiéreme Mucho” na dança pai-filha.


E agora, para coroar todas essas conquistas verdadeiramente incríveis, Angela Alvarez ganhou o Grammy Latino de 2022 na categoria “revelação”, ao lado da mexicana Silvana Estrada, de 25 anos. O anúncio foi feito na noite de quinta-feira, 17 de novembro, na cerimônia em Las Vegas.


Fontes: https://www.bbc.com/mundo/noticias-63138595

https://www.angelaalvarez.com/home

 

Pesquise uma notícia: