Rua Hygino Muzy Filho, 737, MARÍLIA - SP contato@latinoobservatory.org
IMG-LOGO
Início / Notícias

Notícias

Dicas para acompanhar a eleição presidencial americana em 2024

Wayne A. Selcher, PhD Professor Emérito de Estudos Internacionais Departamento de Ciência Política Elizabethtown College, PA, EUA Autor de “Is the United States ‘Exceptional’?” OPEU (2021) | 26/02/2024 12:10 | Análises

A campanha eleitoral presidencial de 2024 nos Estados Unidos promete ser uma das mais turbulentas e controversas dos últimos tempos, ocorrendo em uma sociedade cheia de discórdia até mesmo sobre os fatos básicos e por entendimentos discrepantes sobre o que são ou deveriam ser as realidades, os valores e os objetivos nacionais. Ou ainda, sobre que tipo de “América” ou visão para o país de que estão falando. Além disso, como observou uma pesquisa Gallup, "espera-se que a eleição de 2024 combine um presidente em exercício historicamente impopular (Biden Ends 2023 With 39% Job Approval (gallup.com), com um ex-presidente que os eleitores rejeitaram anteriormente para um segundo mandato”. Muitas das tendências negativas nos Estados Unidos, como a desconfiança do "establishment" e da grande mídia, a ascensão do populismo, a polarização política, a hostilidade por "expertise", notícias falsas e desinformação deliberada, dúvidas sobre a segurança das eleições, ameaças de violência política e o questionamento da própria democracia, também são vistos em todo o mundo (freedomhouse.org), inclusive no Brasil (freedomhouse.org). Os Estados Unidos estão se tornando decididamente menos "excepcionais" (Isthe United States 'Exceptional'? - OPEU).


Embora os americanos sejam presenteados com um desfile de detalhes e contradições agudas, focados no momento presente, muitas vezes ambientados em uma retórica partidária inflamatória e apocalíptica, seria útil para o observador brasileiro ter em mente o "quadro geral" das principais características atuais da cultura política e da opinião pública americanas dentro das quais esses detalhes estarão se desenrolando. Um foco na cultura política vai além da opinião pública sobre eventos e personalidades particulares conjunturais para examinar as percepções, normas, entendimentos, atitudes, identidades e padrões mais duradouros, amplos e profundos que uma população ou um setor dessa população desenvolve e nos quais se baseia para orientar seu comportamento político.


Várias dinâmicas subjacentes principais que estarão em ação durante 2024 são identificadas neste ensaio, com referência a dados recentes de pesquisas confiáveis, para incentivar o leitor a pesquisar mais por conta própria. Sugestões de recursos online confiáveis para acompanhar a eleição estão incluídas, com o mesmo propósito. De acordo com as circunstâncias aparentes no momento em que este artigo foi escrito, a disputa Joe Biden x Donald Trump é o contexto para quaisquer observações situacionais específicas.



Principais tendências e correntes a serem observadas em 2024


  1. A insatisfação americana sobre como a sua democracia funciona está aumentando em todos os níveis, levantando questões urgentes sobre a força e a durabilidade do sistema de governança que há muito caracteriza os Estados Unidos e do qual tem-se falado habitualmente em todo o mundo durante décadas. Em janeiro de 2024, Gallup descobriu que “Um novo mínimo de 28% dos adultos dos EUA estão satisfeitos com a forma como a democracia está funcionando no país”, observando que o declínio ao longo de um período de duas décadas é particularmente acentuado entre os republicanos e pessoas com educação menos formal. O Pew Research observou, em setembro de 2023, que “as opiniões dos americanos sobre a política e as autoridades eleitas são implacavelmente negativas, com pouca esperança de melhoria no horizonte(…) As opiniões positivas de muitas instituições governamentais e políticas estão em mínimos históricos(…) Uma parcela crescente do público não gosta ambos os partidos políticos (…) Quase dois terços dos americanos (65%) dizem que sempre ou frequentemente se sentem exaustos quando pensam em política, enquanto 55% sentem raiva.” Os sentimentos autoritários e uma preferência pela autocracia são encontrados em ambos os partidos, mas são especialmente fortes entre os populistas e intransigentes republicanos MAGA radicalizados sob o trumpismo, que se opõem firmemente ao compromisso com os democratas. Existe uma consciência generalizada de que “a democracia está nas urnas em 2024, mas cada lado cita razões bastante diferentes para isso e culpa o outro pela ameaça. Uma pesquisa realizada pelo Public Religion Research Institute, em outubro de 2023, descobriu que “quase um quarto dos americanos (23%) concorda que 'porque as coisas ficaram tão fora do caminho, os verdadeiros patriotas americanos podem ter que recorrer à violência para salvar nosso país,' acima dos 15% em 2021.”


  1. Os dois principais partidos sentem-se sitiados e operam dentro de dois fluxos de notícias e interpretações bastante separados, com diálogos que são mutuamente antagônicos. A hostilidade interpartidária é acentuada e a animosidade contra o outro lado (como em “bem” versus “mal”) é uma força importante para a unidade partidária e a consequente profunda desconfiança mútua e polarização em muitas questões. O fluxo de comunicação dentro de cada fluxo partidário tende a pintar um quadro alarmante de ameaças sérias e constantes provenientes de avanços feitos pelo outro lado. Como resultado, uma sondagem YouGov de grande amostra (dezembro de 2023) observou que “os liberais veem os EUA movendo-se para a direita, enquanto os conservadores veem o país a mover-se para a esquerda”. De acordo com uma pesquisa da Pew (fevereiro de 2024), “a maioria dos americanos (71%) afirma que, nas questões que são importantes para eles, o seu lado na política tem estado a perder mais frequentemente do que a ganhar”.


  1. A insatisfação com o obsoleto sistema bipartidário está implícita no fato de o número de eleitores que se identificam como “independentes” estar aumentando, em relação aos que se identificam com os dois principais partidos. Gallup postou em janeiro de 2024 que “os independentes políticos continuam a constituir o maior bloco político nos EUA, com uma média de 43% dos adultos norte-americanos identificando-se desta forma em 2023... Parcelas iguais de 27% de adultos norte-americanos se identificam como republicanos e democratas, com a figura democrata marcando um novo mínimo para esse partido na tendência do Gallup.” Muitos independentes, no entanto, tendem a votar repetidamente no mesmo partido quando são forçados a escolher nas urnas. Por várias razões, embora exista um interesse contínuo, mas abstrato, da opinião pública em alternativas políticas, o sistema bipartidário dos EUA frustra de forma muito eficaz a emergência de qualquer terceiro partido.


  1. Os alinhamentos de identificação partidária nos vários subgrupos da população estão mudando gradualmente à medida que os Republicanos moldam com sucesso o seu partido como o defensor mais populista das preocupações com as populações rurais e das pequenas cidades, da classe trabalhadora e daqueles com menor escolaridade (mas ironicamente agora liderado por um multimilionário ostentoso da cidade de Nova Iorque). De acordo com Gallup, no final de 2023:

A maior vantagem entre os subgrupos demográficos, do que qualquer um dos grupos partidários principais tinha sobre o outro nas preferências partidárias em 2023, é a liderança de 47 pontos percentuais dos democratas entre os adultos negros não hispânicos. Dois terços dos adultos negros (66%) identificam-se como democratas ou se inclinam a isso, enquanto 19% se identificam como republicanos ou inclinados. Os democratas também têm fortes vantagens na identificação partidária inclinada de adultos não religiosos, pós-graduados e residentes das grandes cidades, e detém uma sólida vantagem de nove pontos entre as mulheres. Os maiores bolsões de força dos republicanos estão nas pessoas que frequentam serviços religiosos semanalmente (à frente dos democratas por 26 pontos neste grupo) e nos residentes de cidades ou áreas rurais (+25). O Partido Republicano tem vantagens menores de dois dígitos entre protestantes, adultos brancos, homens, adultos sem ensino superior, residentes do Sul e frequentadores semi-regulares da igreja.”


  1. O eleitorado como um todo expressará opiniões para os investigadores, mas tem um nível relativamente baixo de atenção e conhecimento até mesmo sobre fatos, questões e políticas específicas, importantes e básicas. Para dar um exemplo relativo à demografia da população nacional, uma pesquisa YouGov, em março de 2022, concluiu que: “de milionários a muçulmanos, pequenos subgrupos da população parecem muito maiores para muitos americanos (…) Quando as percepções médias das pessoas sobre o tamanho dos grupos são comparadas com as estimativas reais da população, surge um padrão intrigante: os americanos tendem a superestimar enormemente o tamanho dos grupos minoritários.” Uma pesquisa da CNN, divulgada em fevereiro de 2024, mostrou que “apenas um quarto dos eleitores procura notícias sobre a campanha; um terço presta pouca ou nenhuma atenção”. Uma sondagem da YouGov, de Janeiro de 2024, mostrou que “apenas um pouco mais de metade do país, em média, está consciente dos vários desafios legais que Trump enfrenta”, que estão a ser fortemente cobertos pelos principais meios de comunicação. Uma minoria de republicanos mostrou estar ciente das suas diversas acusações legais, na mesma pesquisa. Detalhes à parte, a maioria dos eleitores já tem opiniões bastante firmes sobre Trump e Biden como indivíduos e como líderes, e a maioria dos eleitores não está entusiasmada com uma revanche entre Trump e Biden nas eleições de 2024. Os eleitores fortemente pró-Trump são uma exceção notável, ainda acreditando que Trump foi o verdadeiro vencedor nas eleições de novembro de 2020.


  1. As estatísticas de popularidade sobre os candidatos presidenciais a nível nacional são por vezes referidas como estatísticas de “corrida de cavalos”, sobre quem está “à frente” neste momento nas pesquisas de preferência, mas não são indicativas dos prováveis ​​resultados estado a estado nos colégios eleitorais, o que realmente determina o vencedor. Restam apenas alguns estados realmente competitivos, que decidirão as eleições, principalmente Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin (de acordo com The Economist). Outra avaliação de “estado indeciso sobre os efeitos do Colégio Eleitoral acrescenta os estados de Minnesota, New Hampshire e Carolina do Norte a essa lista competitiva, e assim conclui que, em relação à eleição do presidente, “41 estados e DC (com 80% da população dos EUA) serão estados espectadores em 2024”.


  1. A imigração maciça de milhões de indivíduos para os Estados Unidos através da fronteira sul nos últimos anos tornou-se uma grande preocupação na opinião pública que é visto como um risco amplamente percebido para a própria identidade nacional da América. Os republicanos tendem a dar-lhe mais prioridade como um problema importante e a apoiar métodos mais duros para dissuadir e punir os imigrantes ilegais do que os democratas. Numa sondagem da CBS News, de Janeiro de 2024, 72% dos eleitores republicanos registados concordaram com o comentário de Trump de que os imigrantes ilegais estão “envenenando o sangue do nosso país”, e 82% se Trump fosse identificado como a fonte. Mas mesmo a imigração legal é uma questão partidária. Em julho de 2023, a Gallup concluiu: “Atualmente, 73% dos republicanos, igualando o máximo anterior de 1995, querem que a imigração diminua, enquanto 10% querem que ela aumente, o que significa que a sua preferência líquida por mais imigração é de -63. Em contraste, 40% dos Democratas querem que a taxa aumente, enquanto apenas 18% querem que ela diminua – uma pontuação de preferência líquida de +22. Os independentes ainda têm inclinação negativa, com 27% querendo que aumente e 39% que diminua, ou -12.”


  1. A desinformação, as “fake news, a mentira descarada, as narrativas falsas e as teorias da conspiração certamente desempenharão um papel significativo na campanha, nomeadamente no que diz respeito à integridade eleitoral e à credibilidade dos resultados, especialmente entre partidários fortes. A maior parte da distorção é de origem interna, daquilo que a empresa de investigação RAND chama de “decadência da verdade, considerando-a uma ameaça à segurança nacional; ou seja, “a salvaguarda de pessoas, lugares e do modo de vida americano”. Mas os intervenientes estrangeiros interessados ​​em enfraquecer os Estados Unidos também estarão operando, tentando minar a confiança dos americanos nos seus líderes, nas instituições e na própria democracia, trabalhando especialmente através dos meios de comunicação. O pesquisador hábil fará uma verificação muito cuidadosa dos fatos. O Nieman Lab, orientado para o jornalismo, afirma, com alguma esperança: “Novas pesquisas sugerem que as pessoas nos EUA são, em geral, boas a identificar nas manchetes dos jornais as notícias políticas verdadeiras das falsas – mas existem algumas diferenças socioeconómicas marcantes”.


Sites sugeridos para acompanhar o processo eleitoral americano em 2024


Para os acadêmicos e estudantes brasileiros que acompanham seriamente as eleições americanas e suas campanhas à medida que elas se desenrolam, recursos confiáveis ​​incluem: ACE Electoral Knowledge Network (https://aceproject.org/), Ballotpedia (https://ballotpedia.org/), Polls and Votes (https://pollsandvotes.com/), Gallup Poll (https://news.gallup.com/topic/politics.aspx), Pew Research (https://www.pewresearch.org/topic/politics-policy/us-elections-voters/election-2024/), The Marist Poll (https://maristpoll.marist.edu/), Civiqs (https://civiqs.com/), The Public Religion Research Institute (https://www.prri.org/), ABC News '538 (https://abcnews.go.com/538), U.S. Politics do The New York Times (https://www.nytimes.com/section/politics), Politics do Washington Post (https://www.washingtonpost.com/politics/), Politics da CNN (https://www.cnn.com/politics), Seção de Política do PBS NewsHour (https://www.pbs.org/newshour/politics), The Fox News Poll (https://www.foxnews.com/official-polls), The Cook Political Report (https://www.cookpolitical.com/), The Conversation (https://theconversation.com/us), The Bulwark (https://www.thebulwark.com/), Sabato's Crystal Ball (https://centerforpolitics.org/crystalball/archives/), Real Clear Politics (https://www.realclearpolitics.com/) e Politico (https://www.politico.com/). A maioria desses sites é gratuita e fornece um meio de receber atualizações e notícias de última hora por e-mail. O canal de TV C-Span publica muitos vídeos relevantes em seu site da Campanha 2024 (https://www.c-span.org/campaign/). A enxurrada de vídeos relevantes para a campanha encontrados no YouTube, por outro lado, varia drasticamente de veracidade e percepção analítica, muitas vezes tendendo a favorecer o impacto emocional e a reforçar predisposições partidárias – que o usuário tome cuidado!


O viés da mídia e a extensão da grande disparidade entre o que é coberto e o que é ganha significado pela mídia conservadora versus a mídia liberal (diálogos quase separados ou duas versões da “verdade”) são mostrados dramaticamente pelo Ground News (https://ground.news/), especialmente na seção “Blindspot” (https://ground.news/blindspot). O grande site AllSides (https://www.allsides.com/unbiased-balanced-news) é excelente para uma introdução ampla e objetiva e um guia para centenas de fontes de notícias americanas e seu viés esquerda-centro-direita (https://www.allsides.com/media-bias), se houver. Este site também tem um tradutor “vermelho azul” (https://www.allsides.com/translator) útil para explicar frases comuns de uso partidário atual e uma seção que cobre a eleição presidencial de 2024 (https://www.allsides.com/topics/2024-presidential-election?search=2024%20presidential%20election). No que diz respeito aos verificadores de fatos de orientação partidária em curso, o Media Research Center (https://mrc.org/) centra-se nas críticas aos meios de comunicação de esquerda e à cultura popular, enquanto o Media Matters for America (https://www.mediamatters.org/) é um crítico dos meios de comunicação e reportagens de direita.


De forma mais ampla, os Arquivos Nacionais dos EUA publicam uma lista de recursos eleitorais e de votação dos EUA, e o governo dos EUA mantém um site oficial sobre votação eeleições. O leitor também pode consultar a ampla gama de recursos adicionais vinculados e anotados em meu artigo de 2021 para a OPEU, “SuggestedCost-free Online Resources for U.S. Politics and Foreign Policy”.

Pesquise uma notícia: