Rua Hygino Muzy Filho, 737, MARÍLIA - SP contato@latinoobservatory.org
IMG-LOGO
Início / Notícias

Notícias

Como os latinos celebram o Dia de Ação de Graças?

Editores | 16/12/2024 17:19 | CULTURA E SOCIEDADE

O Dia de Ação de Graças é, definitivamente, o feriado americano mais amado entre os latinos, já que atinge as notas culturais, familiares e culinárias mais importantes para todos os latinos que chamam os Estados Unidos de lar, de acordo com o texto de LatinoUsBeauty.


O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving, tem suas raízes na celebração realizada em 1621 em Plymouth, Massachusetts; um evento que marcou a união entre os colonos ingleses, conhecidos como peregrinos, e os nativos americanos da tribo Wampanoag para comemorar a colheita de milho e o fim de um inverno rigoroso que havia devastado a população de colonos. Atualmente, o Thanksgiving é celebrado na quarta quinta-feira de novembro e é considerado um momento para as famílias se reunirem e expressarem gratidão.


Apesar de suas origens festivas, o feriado também é visto por muitos nativos americanos como um dia de luto devido às consequências da colonização. A publicação afirma que a comemoração não significa, de forma alguma, que os latinos não estejam cientes ou não se identifiquem com a história sombria deste feriado. Para os nativos americanos, este é um dia de luto e, como povos indígenas conquistados, a maioria dos latinos sabe que sua história passou por dor e tristeza semelhantes.


Contudo, segundo a LatinoUs Beauty, o Dia de Ação de Graças também é sobre duas culturas únicas se unindo. O espírito do primeiro Dia de Ação de Graças foi de camaradagem e fraternidade entre dois povos que compartilhavam desafios comuns. E com isso, os latinos podem se identificar.


O feriado se trata das três coisas que são mais importantes para os latinos: família, comida e fé. O Dia de Ação de Graças une a família. Não há presentes para trocar, apenas pão para dividir entre seus entes queridos e uma oportunidade de ser verdadeiramente grato pelo que se tem.


Para os latinos, não há festa sem família, então qualquer evento que possa ser celebrado com sua família será apreciado. E quanto a ser grato, qualquer pessoa da América Latina ou América do Sul que construiu uma vida para si e para seus familiares nos EUA sabe sobre gratidão pelo que lhes foi dado por sua “terra natal adotiva”.


O Dia de Ação de Graças latino é uma festa. Além de reunir-se em volta da mesa de jantar para uma refeição épica de Ação de Graças, para os latinos, há quantidades generosas de álcool. E então, há música. E o que vem com música? Dança! Porque não podemos ouvir música sem dançar.


Além disso, embora a tradução oficial de Ação de Graças seja “día de acción de gracias”, você também pode ouvir referência a “San Giving” em um Dia de Ação de Graças Latino. Um “san” ou “santo” é o tema de muitos festivais pela América Latina. E assim, “San Giving” é uma homenagem sutil às raízes latinas também.


Todos os anos, centenas de milhares de famílias latinas se reúnem para celebrar um dia de amor, gratidão, comida deliciosa e festa gloriosa. E mesmo que os latinos adicionem suas próprias vozes à celebração, eles o fazem com gratidão e amor.


Por adaptarem o Thanksgiving às suas próprias tradições culinárias e familiares, isso demonstra não apenas a assimilação cultural, mas também a contribuição dos latinos para o tecido social americano, e a presença crescente dos latinos nos Estados Unidos enriquece a celebração do Thanksgiving, transformando-a em um evento mais diversificado e representativo das várias culturas que compõem o país. O feriado não é apenas uma ocasião para agradecer pelas colheitas, mas também uma oportunidade para reconhecer e celebrar a diversidade cultural que caracteriza a sociedade americana contemporânea.

Pesquise uma notícia: