Foi realizada uma cerimônia organizada pelo presidente Joe Biden para divulgar seu decreto executivo que fortalece as instituições que atendem hispânicos/latinos (HSIs), segundo publicação da Associated Press. Essas instituições são faculdades e universidades sem fins lucrativos com pelo menos 25% de estudantes hispânicos matriculados em tempo integral. Elas desempenham um papel crucial na promoção da igualdade educacional e econômica para hispânicos nos Estados Unidos, que são o segundo maior grupo demográfico e representam grande parte do crescimento populacional recente do país.
A iniciativa de Biden visa aumentar o financiamento para as HSIs, facilitar o acesso a programas federais e criar um conselho consultivo para essas instituições, ajudando a elevar a mobilidade econômica e educacional dos estudantes hispânicos. Durante a cerimônia, Antonio R. Flores, CEO da Associação Hispânica de Faculdades e Universidades (HACU), elogiou a ordem executiva, destacando a importância do apoio federal para que as HSIs possam melhorar suas operações e oferecer uma educação acessível e equitativa, ainda segundo a matéria.
Essas instituições atendem mais de 4,7 milhões de estudantes, muitos de baixa renda, com um terço deles elegível para bolsas federais como as bolsas Pell. A declaração de Miguel Cardona, Secretário de Educação, enfatizou que apoiar as HSIs é promover a inclusão educacional e beneficiar o país como um todo.
Neera
Tanden, conselheira de política doméstica da Casa Branca, também destacou o
papel crítico das HSIs em oferecer oportunidades que podem levar os estudantes
latinos à classe média e ajudá-los a alcançar suas aspirações. A ordem
executiva de Biden é vista como um passo importante para consolidar o papel
dessas instituições no desenvolvimento educacional e econômico dos hispânicos e
na realização do sonho americano.